
As fortes chuvas que caíram sobre São Paulo neste domingo (23) já começaram a causar impactos em várias regiões do estado. De acordo com a Climatempo, o tempo deve continuar instável ao longo da semana, com previsão de novos temporais, principalmente no interior e na faixa centro-sul paulista.
O cenário deste domingo foi resultado de uma combinação típica de verão: calor intenso, umidade elevada e ventos fortes em camadas altas da atmosfera. Esse conjunto de fatores favoreceu a formação de nuvens bastante carregadas, provocando pancadas de chuva severas em diversas cidades. Em alguns municípios, além das chuvas, houve registro de rajadas de vento mais intensas.
Alerta de emergência em várias cidades
Campinas, Cotia e Carapicuíba foram algumas das cidades que receberam alertas de chuva forte emitidos pela Defesa Civil. O sistema, que passou a operar no final de 2023, envia notificações diretamente para os celulares da população, inclusive aqueles em modo silencioso, informando sobre riscos de tempestades e recomendando precauções.
Em Ribeirão Preto e região, as precipitações também foram intensas. Segundo informações da Defesa Civil estadual, Ituverava acumulou 54 milímetros de chuva nas últimas 12 horas. Ourinhos aparece em segundo lugar no ranking das cidades que mais sofreram com a chuva no dia, com 27 milímetros registrados até o meio da tarde.
Impactos nas vias e quedas de árvores
Em Embu das Artes, na Grande São Paulo, a Rodovia Régis Bittencourt precisou ser interditada no sentido capital por conta de alagamento. O bloqueio aconteceu no quilômetro 284,6, entre 16h30 e 17h20. Houve também quedas de árvores em diferentes pontos, mas, segundo a Defesa Civil, não há registro de danos mais graves até o momento.
E a previsão para os próximos dias?
A expectativa é de que o clima siga instável. A Climatempo aponta risco de temporais pontuais, principalmente entre segunda-feira (24) e terça-feira (25), quando a combinação de calor, umidade e ventos em altos níveis vai continuar atuando. Apesar disso, a partir de quarta-feira, a tendência é de que as chuvas percam força gradativamente. Ainda assim, podem ocorrer pancadas isoladas, especialmente à tarde e no começo da noite.
As temperaturas devem cair um pouco na capital, onde os termômetros devem oscilar entre 27ºC e 28ºC. Já em cidades como Campinas e Ribeirão Preto, o clima segue mais abafado, com máximas chegando a 30ºC e 31ºC, respectivamente.
Fonte: Climatempo, Inmet e Defesa Civil do Estado de São Paulo






Deixe um comentário