Projeto inclui reconstrução de quatro paradas e criação da futura Estação ABC, com integração à Linha 14-Ônyx

A Linha 10-Turquesa da CPTM, única ligação ferroviária entre o Grande ABC e a capital paulista, passará por um amplo processo de modernização com a construção de cinco novas estações na região, como parte da concessão do ramal à iniciativa privada.
De acordo com documentos divulgados pela Secretaria de Parcerias em Investimentos (SPI) do Estado, quatro estações serão reconstruídas: Prefeito Saladino e Utinga, com alteamento da via férrea e troca de plataformas laterais por centrais, além de Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra, ambas realocadas por razões técnicas e de preservação patrimonial. A quinta será a Estação ABC, uma nova parada que permitirá integração com a futura Linha 14-Ônyx, sistema de VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) que ligará Santo André a Guarulhos.
A concessão prevê a reforma ou construção de nove estações no total, ampliando o número de paradas da Linha 10 de 14 para 17, com as inclusões de Bom Retiro, São Carlos-Mooca e a nova Estação ABC. Ainda não há prazos definidos para as obras, que ficarão sob responsabilidade da futura concessionária.
No caso de Utinga e Prefeito Saladino, as estações serão demolidas e reconstruídas com estrutura elevada. Isso permitirá resolver um dos maiores problemas da linha: alagamentos frequentes causados por fortes chuvas, que comprometem a operação do ramal.
A nova Estação ABC, prevista para ser construída próxima à antiga Parada Pirelli (desativada em 2006), contará com sistema viário de apoio, áreas de embarque e desembarque, paisagismo e espaços para empreendimentos comerciais. Uma das saídas dará acesso direto à Avenida dos Estados, próxima ao futuro pátio da Linha 20-Rosa do Metrô.
Já em Ribeirão Pires, onde a estação original foi tombada pelo Condephaat em 2010, será construída uma nova parada próxima ao terminal rodoviário da cidade. A situação se repete em Rio Grande da Serra, onde a nova estação será erguida a cerca de 180 metros da atual, ao lado da estação de ônibus, por motivos operacionais e segregação da linha de carga da MRS Logística.
A PPP da Linha 10-Turquesa ainda prevê a aquisição de 16 novos trens, com previsão de entrada em operação entre o 39º e o 54º mês da concessão. O edital da parceria, que será lançado em conjunto com a Linha 14-Ônyx, deve ser publicado no segundo semestre, com leilão previsto ainda para este ano.






Deixe um comentário