Ajay Banga afirma que tarifas impostas pelos EUA podem abrir espaço para acordos regionais e novas estratégias comerciais

Presidente do Banco Mundial, Ajay Banga - Foto: Johnny Santos/Ministério
Foto: Johnny Santos/Ministério

O presidente do Banco Mundial, Ajay Banga, afirmou nesta segunda-feira (6), durante participação na Conferência Global 2025 do Milken Institute, em Los Angeles, que o modelo de globalização como conhecemos está passando por uma transformação. Segundo ele, a imposição de tarifas pelos Estados Unidos sobre produtos importados pode representar uma oportunidade estratégica para países em desenvolvimento.

“O modelo de globalização como conhecemos hoje está mudando por ora”, declarou Banga, ao destacar que o padrão baseado na arbitragem de mão de obra e logística, como no caso de camisetas baratas produzidas no Vietnã e vendidas na Carolina do Norte, já não encontra o mesmo apoio entre os consumidores norte-americanos.

“O problema é que o indivíduo nos EUA não está mais interessado nesse modelo, pois não tem mais emprego”, afirmou o executivo. “Os EUA estão confrontando esse modelo diretamente nos últimos meses.”

Diante desse cenário, Banga avalia que os países em desenvolvimento devem olhar além do comércio global tradicional e considerar o comércio regional como uma alternativa realista e vantajosa. Ele também recomendou que esses países negociem diretamente com o governo americano, pois a atual incerteza comercial prejudica todos os envolvidos, inclusive os Estados Unidos.

O presidente do Banco Mundial lembrou ainda que, historicamente, os EUA sempre mantiveram tarifas mais baixas do que a média mundial, enquanto os países em desenvolvimento geralmente impõem tarifas ou barreiras não tarifárias mais elevadas.

Para Banga, o momento exige uma nova abordagem:

“É hora de se pensar diferente sobre tarifas e barreiras não tarifárias.”

Deixe um comentário

Tendência