
A eleição do novo pontífice, Papa Leão XIV, nesta quinta-feira (8), repercutiu de forma intensa nas redes sociais, com uma enxurrada de reações que misturaram humor, política e celebração. A escolha do cardeal Robert Prevost, o primeiro papa norte-americano, causou comoção especialmente pela sua forte ligação com a América Latina, onde viveu por mais de duas décadas no Peru.
No X (antigo Twitter), internautas celebraram a origem híbrida do novo líder da Igreja com comentários espirituosos.
“O novo papa nasceu em Chicago, mas morou por mais de 20 anos no Peru. Ele é latino por tabela, a JLo dos papa”, brincou uma usuária.
Outro perfil ironizou: “Ai, acabei de ler que o Papa, por ter morado 20 anos no Peru, é mais latino que o elenco de Emilia Perez.”
A fluência de Leão XIV em castelhano e português, além de sua atuação voltada à América Latina, foi elogiada amplamente. Um dos comentários mais compartilhados dizia:
“Novo papa é fluente em português, era quem decidia os bispos pelo mundo no papado de Francisco, é o primeiro agostiniano, primeiro norte-americano, pensa de forma oposta a [Donald] Trump, fala castelhano melhor que inglês e é craque em América Latina.”
A linha progressista do novo papa também empolgou internautas, que o associaram como sucessor natural de Francisco.
“O papa é progressista!”, celebrou um perfil.
Já outro comentou: “Disseram que o Trump não gostava desse papa americano porque ele é progressista e da linha do Francisco. Já amamos o querido. Se o Trump está triste, nós estamos felizes.”
A velocidade da eleição foi alvo de piadas políticas:
“Falaram que a eleição do papa foi mais rápida que a dos Estados Unidos.”
A movimentação dos fiéis na Praça de São Pedro também foi comparada com eventos pop:
“O povo correndo pra Praça de São Pedro é o show da Gaga deles”, escreveu um usuário, fazendo referência ao recente show da cantora Lady Gaga em Copacabana.
Nem a aparência do novo pontífice escapou do tom irreverente:
“O que acharam da cara do Papa Leão XIV? Não achei com cara de que vai acabar com o mundo não.”
E outro, mais ousado: “Espero que não seja pecado falar isso, mas acho que o Santo Padre é adepto do botox. A testa do divo lisinha.”
A primeira declaração pública de Leão XIV, marcada por agradecimentos a Francisco e foco pastoral, também emocionou os fiéis:
“Ouvindo um louvor em homenagem ao papa.”
E outro, em tom afetuoso, escreveu: “Gosto muito de te ver, leãozinho.”
Entre as diversas manifestações, uma frase capturou o espírito do momento para muitos:
“Ele nem falando dos EUA, só falando do Peru!!!! Divo decolonial, estamos com Papa Leão.”
A eleição de Papa Leão XIV não apenas marca uma nova fase no Vaticano, mas também mostra como o pontificado já começa a construir sua imagem no ambiente mais espontâneo do século XXI: as redes sociais.






Deixe um comentário