O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) esteve nesta terça-feira (6) em São Bernardo do Campo, no Grande ABC, para realizar a entrega oficial das matrículas de 736 apartamentos do Conjunto Habitacional São Bernardo F, além de lançar o novo serviço itinerante “CDHU Móvel”.

Ao lado do prefeito Marcelo Lima (Podemos), o governador celebrou mais uma etapa da regularização fundiária de imóveis construídos pela CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano). O investimento para a legalização documental do conjunto habitacional foi de R$ 2,9 milhões.
O Conjunto São Bernardo F integra o projeto de urbanização do Complexo Vila Ferreira e foi entregue em etapas, entre 1993 e 2024. A entrega das matrículas representa a conquista da segurança jurídica para as famílias, permitindo que os moradores tenham acesso a crédito, regularização contratual, venda legal do imóvel ou transferência por herança.
“A matrícula individualizada é como a certidão de nascimento do imóvel. Ela garante o direito pleno de propriedade e abre portas para que os moradores exerçam a cidadania com dignidade”, destacou a CDHU.
Para regularizar conjuntos habitacionais antigos, a Companhia executa uma série de etapas técnicas e jurídicas, como diagnóstico fundiário, formulação de estratégias, ações em cartórios e articulação com órgãos municipais e estaduais.
CDHU Móvel leva serviços até os mutuários
Durante o evento, também foi apresentada oficialmente a carreta “CDHU Móvel”, uma iniciativa inédita da Companhia para levar atendimentos presenciais aos municípios que não possuem escritórios regionais.
A unidade móvel irá oferecer serviços como:
- Regularização financeira e contratual;
- Atendimento jurídico;
- Oficinas com a equipe social;
- Orientações diversas para mutuários e moradores.
A primeira parada da carreta é São Bernardo, em apoio à entrega das matrículas. Em seguida, o veículo segue para Mogi das Cruzes, na Grande São Paulo, e, posteriormente, passará por municípios da região administrativa de Campinas, com calendário ainda a ser divulgado.
Urbanização da Vila Ferreira segue com novas obras
O Complexo Vila Ferreira, onde está localizado o conjunto habitacional, é alvo de um amplo projeto de urbanização e regularização fundiária da CDHU. A área de 83.444 m², adquirida pela companhia em 1987, vem passando por uma série de melhorias com foco em desadensamento, infraestrutura urbana e qualidade de vida.
Até o momento, 1.736 famílias foram beneficiadas com moradias e 112 com obras de urbanização. Atualmente, estão em licitação novas intervenções de saneamento e pavimentação para atender outras 190 famílias.
O objetivo da iniciativa é transformar a Vila Ferreira em um bairro plenamente habitável, com condições dignas de moradia, infraestrutura e legalidade fundiária.






Deixe um comentário